Nip/Tuck – 7×05 – Virginia Hayes

0
271

Por Luiz Rodolfo

Finalmente, um episódio à altura da série. Parece que perceberam que a única maneira de melhorar a história seria voltando às raízes. Agora sim me empolguei para ver onde o final desse seriado vai nos levar.

Quem lembra das temporadas passadas, lembra de Escobar Gallardo. Um traficante colombiano que virou a clínica Troy/McNamara de cabeça para baixo, protagonizado por aquele ator que tem o corpo todo tatuado, Robert LaSardo. Sua presença é a mais diabólica da série, pois ele também faz o papel da consciência de Sean. Algo como seu instinto de auto-preservação.

Começamos com Aurélia Gallardo, filha do traficante, buscando algumas respostas com os cirurgiões plásticos. Ela pergunta sobre o paradeiro de Silvio Perez, seu tio desaparecido. Vamos relembrar:

1) Episódio 1, 1ª Temporada, 1ª cena – Silvio Perez e seu irmão, Alejandro Perez, fazem uma consulta inicial com Sean. Alejandro explica que seu irmão não fala inglês, somente espanhol, assim Sean troca com Christian, que está em cirurgia, para que este faça a consulta em espanhol. Silvio, depois de pressionado, conta para Christian que abusou da filha de seu ex-chefe e abre uma maleta com vinte mil dólares em dinheiro para o procedimento. Sean volta à sala. Christian mente para Sean e negocia com Silvio Perez. Ele oferece trezentos mil dólares pelas plásticas que mudarão seu rosto.

2) Episódio 1, 1ª Temporada, cenas finais – Enquanto Sean está dando alta para Silvio Perez, seu irmão Alejandro pede que ele faça uma lipo por vinte mil dólares. Em uma “festa do Botox”, Christian é pego de surpresa por Escobar, que se apresenta e conta ser o antigo chefe de Silvio Perez. Christian é torturado e revela o paradeiro de seu paciente pedófilo. Sean começa a lipo em Silvio e Alejandro insiste em ficar na sala de cirurgia. Escobar continua torturando Christian, agora usando injeções de Botox e diz que Sean e Silvio estão juntos. Ele deseja saber onde eles estão. Alejandro aponta uma arma para Sean, manda ele parar a cirurgia e manda Liz acordá-lo da anestesia geral. Alejandro conta à Silvio que sua esposa está grávida de uma menina e justifica porque vai matá-lo: por ele ser um pedófilo, um doente, uma vergonha. Vemos aquela cena horrenda da gordura de Silvio Perez jorrando para todos os lados. Alejandro o mata com o aparelho de anestesia. Sean, Christian e Liz discutem o que fazer com o corpo de Perez. No fim do capítulo, eles enrolam presuntos ao corpo e o dão de comer aos crocodilos dos pântanos de Miami.

Resumindo, no primeiro episódio da série Christian toma uma decisão sem o consentimento de Sean que é o início de todos os problemas deles. Todos mesmo! Sem contar Matt, filho de Christian e Julia, que também é a razão de um monte de problemas de Sean. Daí para frente, Escobar faz os dois de gato e sapato. Os usa para seu tráfico de drogas e até para fugir da cadeia. Na 4ª temporada ele se mostra uma surpresa, novamente. Descobrimos que ele é o dono do negócio de contrabando de órgãos humanos e no fim, sua esposa, Gala Gallardo, o mata. Toda essa confusão os faz mudar de estado. Eles mudam sua clínica para o outro canto dos Estados Unidos, Los Angeles, à partir da 5ª temporada.

Acho ótimo que estamos assistindo esse ciclo e o fechamento de toda história, voltando à suas origens. A tensão desse capítulo é muito presente e Escobar volta a assombrar Sean. Quando tudo isso parecia esquecido e enterrado, a filha do demônio colombiano acha os médicos e Sean resolve contar a verdade para ela, certo de que está fazendo a coisa certa.

Spoilers à frente

Virginia Hayes passa em consulta com o Dr. Troy e pede apenas um implante de silicone para os seios. Liz fica contente, pois aquela seria uma cirurgia simples e que nada daria errado. Mais tarde, conhecemos a verdadeira Virginia Hayes, que nos explica que a mulher que recebeu os implantes é uma falsária bandida que se apossou de sua identidade. Mais uma vez Christian age com a emoção e ao achar a falsa Virginia, a leva para seu consultório e retira os implantes sem que ela saiba. A verdadeira Virginia aparece durante a noite e mata a mulher sufocada.

Mais uma vez, os médicos se deparam com um paciente morto em suas mãos, por culpa de Christian e óbvio de um pouco de azar. Também, não sei como até hoje não colocaram uma câmera naquela sala de recuperação, depois de tudo que já aconteceu por lá. Aí a consciência de Sean bate novamente e ele quer fazer a “coisa certa”. E vemos os três discutindo sobre o que seria essa tal de “coisa certa”. Chamar polícia e acabar com suas carreiras? Com a boa vida que dão aos seus filhos? Acabar com tudo que construíram?

Achei muito bom o flashback narrativo que fizeram com a Dra. Liz Cruz. Da mesma maneira que ela gritou: “Conserte isso” no primeiro capítulo da série, ela grita neste, saindo da sala, logo após o grito. E também vemos que usaram das músicas para atiçarem nossa memória de momentos em que Escobar Gallardo aparece e no final do episódio.

Agora vamos ver no que vai dar. Sean tem seus fantasmas de volta e Christian é assombrado por Kimber. O FBI deu as caras na clínica. Aposto que vamos ver cenas de Sean pronto para assassinar Christian e ele vai ter que fazer a escolha mais difícil de sua vida. Aguardando ansiosamente o próximo episódio.

Um Abraço.